segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pobreza


A pobreza é um problema social é como uma ferida profunda que afecta todas as dimensões da cultura e sociedade. 















A pobreza é mais um caso preocupante e tambem alarmante no mundo pois a maioria dos países são muito pobres como no continente africano, asiático e etc .

A pobreza pode ser percebida em vários sentidos, principalmente:
§  Falta material; particularmente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a falta de bens e serviços essenciais.
§  Falta de recursos económicos; sobretudo a carência de rendimento ou riqueza (não necessariamente apenas em termos monetários). As medidas do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância económica" relativamente a 60% do rendimento mediano da sociedade.
§  Falta Social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza para lá da economia.
Ficheiro:Jakarta slumlife31.JPG


Segundo o organismo, por causa do aumento de preços dos alimentos , os novos pobres são 44 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, vivem com menos de 1 dólar e 25 centavos por dia.
Várias pessoas ficam na pobreza por causa da crise e de não terem dinheiro para as suas necessidades. No mundo inteiro existe milhões de mendigos que ficam a pedir e a morar nas ruas. Há pessoas que vivem em países muito pobres, que sao: 
PosiçãoPaísPIB per capita
1Zimbabué$ 0,200
2R.D. do Congo$ 0,300
3Burúndi$ 0,300
4Libéria$ 0,500
5Somália$ 0,600
6Serra Leoa$ 0,600
7Guiné-Bissau$ 0,600
8Etiópia$ 0,700
9Níger$ 0,700
10Republica Centro-Africana$ 0,700


Estes países sao os mais pobres do mundo e curiosamente todos sao do Continente Africano. 

África como a maioria sabe é dos continentes com a taxa de natalidade muito elevada comparada mente aos outros continentes, e isto é mais um caso de pobreza, porque como nasce muitas crianças gasta se muitas coisas para as suas necessidades .
Como falámos á pouco a falta de dinheiro nestes países é imensa e , por vezes as pessoas são enganadas com falsas promessas e em vez de terem uma vida melhor com saúde e rendimentos , acontece totalmente diferente. As pessoas ficam escravas de traficantes q prometem coisas fabulosas mas não cumprem.  








A pobreza a uma escala mundial tem muitas causas históricas: colonialismo, escravatura, guerra e conquista. Existe uma diferença importante entre essas causas e aquilo que chamamos factores que contribuem para manter as condições da pobreza.
Não podemos regressar no tempo e mudar o passado. A pobreza existe. A pobreza é provocada.
Os factores da pobreza (como problema social) são : ignorânciadoençaapatiadesonestidade e dependência.


DEVEMOS FAZER A DIFERENÇA !    

Sem comentários:

Enviar um comentário